Autor do projeto de lei que objetivava extinguir o horário de verão em todo o país, o deputado federal Bbaiano Charles Fernandes foi um dos quatro parlamentares convidados para participar na manhã desta última quinta-feira (25), no Palácio do Planalto de solenidade na qual o presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou o Decreto excluindo o horário de verão em todo território nacional.
O presidente destacou a iniciativa de Charles na autoria do projeto e enfatizou que considerando a demora do trâmite do processo legislativo, entendeu ser melhor extinguir o horário de verão através de Decreto Presidencial. Presentes: o ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni e demais integrantes do Governo Federal.
O deputado Charles Fernandes afirmou a importância da sua iniciativa ao colocar através do projeto o tema em debate na Câmara dos Deputados mas concorda com a decisão do presidente em através de decreto, colocar fim a horário de verão no país.No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então Presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase seis meses, vigorando de 3 de outubro de 1931 a 31 de março de 1932.O período de vigência do horário de verão é variável, mas, em média, dura 120 dias. Em 2008, o horário de verão passou a ter caráter permanente.
No mundo, o horário diferenciado é adotado em 70 países – atingindo cerca de um quarto da população mundial.
O horário de verão é adotado em países como Canadá, Austrália, Groelândia, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai. Rússia, China e Japão, por exemplo, não implementam esta medida