Preocupado com o baixo índice de leitura da população brasileira, o deputado estadual Pedro Tavares (DEM) apresentou Projeto de Lei no Legislativo estadual, instituindo a Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e à Escrita, a ser celebrada anualmente de 08 a 15 de setembro.
Segundo a proposta, durante o período, as escolas, bibliotecas e outras instituições estaduais de caráter educacional deverão promover atividades que coloquem o livro, a leitura e a escrita em destaque, como rodas para leitura de histórias, palestras, encontros com autores, feiras de livro, concursos literários, entre outras.
“O baixo índice de leitura da população brasileira é uma das mazelas históricas que persistem na atualidade, o que enseja diversos prejuízos para o avanço da cidadania. Isso porque, o repertório amplo de leituras contribui em muito para o amadurecimento do espírito crítico do cidadão”, ressalta Pedro Tavares.
Em sua justificação, o parlamentar cita pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, em 2016, revelando que 44% da população efetivamente não lê e, ainda, que o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano. A proposta apresentada pelo democrata permite que escolas, bibliotecas e instituições estaduais façam parcerias com teatros, cinemas e outras entidades, como academias de letras, para ampliar a oferta de atividades aos alunos.
“O presente Projeto de Lei visa mudar o quadro observado atualmente e, a escolha da semana, compreendida entre 08 a 15 de setembro, visa compreender o Dia Mundial de Alfabetização, criado em 1967 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)”, finaliza Tavares.