sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Unesco
Home / POLÍTICA / Deputado apresenta projeto para instituir semana para incentivar leitura na Bahia
segunda-feira 30 de dezembro de 2019 às 05:27h

Deputado apresenta projeto para instituir semana para incentivar leitura na Bahia

POLÍTICA


Preocupado com o baixo índice de leitura da população brasileira, o deputado estadual Pedro Tavares (DEM) apresentou Projeto de Lei no Legislativo estadual, instituindo a Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e à Escrita, a ser celebrada anualmente de 08 a 15 de setembro.

Segundo a proposta, durante o período, as escolas, bibliotecas e outras instituições estaduais de caráter educacional deverão promover atividades que coloquem o livro, a leitura e a escrita em destaque, como rodas para leitura de histórias, palestras, encontros com autores, feiras de livro, concursos literários, entre outras.

“O baixo índice de leitura da população brasileira é uma das mazelas históricas que persistem na atualidade, o que enseja diversos prejuízos para o avanço da cidadania. Isso porque, o repertório amplo de leituras contribui em muito para o amadurecimento do espírito crítico do cidadão”, ressalta Pedro Tavares.

Em sua justificação, o parlamentar cita pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, em 2016, revelando que 44% da população efetivamente não lê e, ainda, que o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano. A proposta apresentada pelo democrata permite que escolas, bibliotecas e instituições estaduais façam parcerias com teatros, cinemas e outras entidades, como academias de letras, para ampliar a oferta de atividades aos alunos.

“O presente Projeto de Lei visa mudar o quadro observado atualmente e, a escolha da semana, compreendida entre 08 a 15 de setembro, visa compreender o Dia Mundial de Alfabetização, criado em 1967 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)”, finaliza Tavares.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!