O deputado Jurandy Oliveira (PP) apresentou Projeto de Lei 23.316/2019,na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) solicitando ao Poder Executivo custear óculos para crianças que possuam problemas na visão devido a microcefalia.
Na justificativa para do seu PL, o parlamentar citou pesquisa inédita que confirmou graves lesões nos olhos provocadas pela microcefalia associada ao Zika vírus.“ O resultado se soma à lista de preocupações provocadas pela doença. Quase 40% dos bebês analisados apresentaram alterações na retina e problemas graves nos olhos”.
Dos 79 bebês examinados com suspeita de microcefalia, confirmou-se a má formação provocada por Zika vírus em cerca de 40% deles, que tiveram problemas anatômicos na formação dos olhos. Segundo o legislador, as alterações mais comuns foram a atrofia da retina, que é uma espécie de cicatriz, e a alteração pigmentar, que são pequenas manchas na retina.disse i progressista.
“Através de estudos e pesquisas realizadas, oftalmologistas entendem que, na medicina, este fato era desconhecido. O comprometimento da visão é avaliado, mas as lesões são muito sugestivas de que haverá uma perda da visão muito significativa em alguns dos pacientes”,concluiu.