A Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) apresentou uma moção de aplausos em homenagem às professoras doutoras Adriana Marmori e Dayse Lago, pela vitória na eleição para reitora e vice-reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e para a professora Carla Liane Nascimento Santos, pelo triunfo na eleição direta para Diretoria do Departamento de Educação da Uneb.
Presidente do Colegiado parlamentar, a deputada Olívia Santana (PC do B) destacou a importância do processo democrático de escolha dos gestores da universidade. Segundo a legisladora, a escolha das docentes para os respectivos cargos reforça a luta da mulher para alcançar os postos de tomada de decisões.
“Parabenizamos as professoras por esta conquista histórica, que inaugura um reitorado e a diretoria conduzidos por mulheres oriundas do interior da Bahia. Condizente com a quadra atual de crescente participação das mulheres na direção de espaços de poder, essa eleição representa a vitória das mulheres acadêmicas e ampliação do farol que ilumina o caminho do empoderamento político, intelectual e econômico das mulheres em nossa sociedade, uma condição necessária e inescapável para o alcance de um novo patamar civilizatório”, destacou Olívia.
No processo eleitoral interno para a gestão da Uneb, a chapa composta pelas professoras doutoras Adriana Marmori e Dayse Lago obteve 39,4% dos votos válidos da comunidade universitária. A professora Carla Liane, por sua vez, obteve 63,60% dos votos válidos, conforme ata da comissão eleitoral responsável pelo pleito realizado no dia 24 de novembro do ano corrente.
“Nesse sentido, congratulamos a Uneb pela consecução desta tarefa fundamental para vida e funcionamento da instituição, tendo em vista a defesa dos princípios essenciais da democracia, destacadamente por educação pública, gratuita e de qualidade. Também desejamos que as professoras realizem uma profícua gestão à frente da Universidade do Estado da Bahia, cumprindo com o máximo êxito as funções precípuas da Uneb”, concluiu Olívia Santana.
Além da presidente, a Comissão da Mulher é composta pelas deputadas Kátia Oliveira (MDB), vice-presidente do colegiado; Fabíola Mansur (PSB), Fátima Nunes Lula (PT), Neusa Lula Cadore (PT), Ivana Bastos (PSD), Jusmari Oliveira (PSD) e Talita Oliveira (PSL), tendo como suplentes as deputadas Maria del Carmen Lula (PT) e Mirela Macedo (PSD) e os deputados José de Arimatéia (Republicanos) e Jacó Lula da Silva (PT).