A deputada estadual Talita Oliveira (PSL) apresentou indicações ao governador Rui Costa e ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, pedindo que reavaliem o fechamento de food trucks durante decretos de lockdown. Nos documentos, encaminhados através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a parlamentar explica que a crise causada pela pandemia do coronavírus afetou drasticamente o setor.
Segundo Talita, estado e município realizam “muitos eventos a exemplo de feiras, convenções e festas, principalmente durante o verão, sendo umas das principais formas de faturamento do segmento da gastronomia itinerante, que infelizmente não estão acontecendo por conta da pandemia”.
Sem eventos, “praticamente todos os food trucks do Estado da Bahia migraram para a modalidade de delivery, buscando formas de manter o seu faturamento e garantir que seu negócio fique vivo, mas a maior dificuldade é manter um preço acessível que agrade os clientes, pois é muito caro trabalhar com plataformas de delivery”, explica a legisladora.
Para solucionar o problema, empresários do setor, segundo Talita, pensam uma forma de trabalhar em período de restrições. Sugere-se, entre outros, uma nova dinâmica para a fila nos food trucks, garantindo o distanciamento, e que o atendimento seja feito via whatsapp, evitando que o cliente realize pedidos diretamente no caixa. Outra medida seria a colocação de food truks em locais estratégicos, somente para delivery de veículos.
“O momento é difícil para todos, mas é importante o diálogo com a categoria de trabalhadores da categoria de food truks, para que ocorra uma retomada segura destes profissionais que estão vendo seu meio de sobrevivência e seu investimento empreendedor, importante para o Estado da Bahia, ser perdido sem nenhuma providência para reverter a situação”, concluiu Talita.