segunda-feira 8 de julho de 2024
Foto: Ascom/AL-BA
Home / NOTÍCIAS / Deputada Talita Oliveira abre mão da licença maternidade para acompanhar ações do Consórcio Nordeste
sexta-feira 12 de junho de 2020 às 19:03h

Deputada Talita Oliveira abre mão da licença maternidade para acompanhar ações do Consórcio Nordeste

NOTÍCIAS


A parlamentar fez um requerimento para que o Tribunal de Contas do Estado realize uma auditoria do contrato firmado entre o Consórcio Nordeste e a Hempcare que gerou prejuízo de R$ 49 milhões

Com as suspeitas de irregularidades envolvendo a compra dos respiradores, a deputada Talita Oliveira, que deu à luz o filho Davi no dia 31 de maio, decidiu abrir mão de sua licença maternidade para fiscalizar de perto a negociação feita pelo Consórcio Nordeste. Entre as suas medidas, a parlamentar solicita que o Tribunal de Contas do Estado realize uma auditoria sobre o contrato assinado entre o Consórcio e a Hempcare que, segundo a proprietária da empresa, Cristiana Prestes, foi firmado sem garantias ou seguro.

A deputada, que integra a Comissão Parlamentar Interestadual de Acompanhamento e Fiscalização do Consórcio Nordeste, questiona o fato de o governo do Estado não ter solicitado garantias de uma empresa que nunca produziu ou revendeu respiradores ou equipamentos semelhantes. “O Consórcio Nordeste não publica detalhes de suas contratações em nenhum Portal da Transparência, por isso é tão difícil fiscalizar suas ações. Mas fiz um requerimento ao Tribunal de Contas do Estado para que averigue possíveis atos ilícitos nessa transação. Percebi que em um cenário de crise econômica e política na Bahia, me afastar devido à Licença Maternidade poderia ser prejudicial. Prefiro ficar e ajudar os baianos com a minha fiscalização e minhas propostas”, explica a parlamentar.

Busca por informações

Como integrante da Comissão Parlamentar Interestadual de Acompanhamento e Fiscalização do Consórcio Nordeste, criada por deputados dos noves estados do Nordeste, a parlamentar também cobra, formalmente, informações ao governador Rui Costa sobre o que está sendo feito para reaver o dinheiro investido na compra dos respiradores. “Entreguei um Ofício, e também convido os nordestinos a assinarem um abaixo assinado para que o governador preste esclarecimentos. Como contribuintes, precisamos entender cada detalhe desta transação que nos deu um prejuízo de R$ 49 milhões”, propõe a deputada.

A parlamentar ressalta ainda a existência de um Projeto de Lei de sua autoria que obriga o governador do Estado a prestar contas de todos as gastos relacionados à pandemia no Portal da Transparência, o que inclui detalhes da compra dos respiradores direcionados à Bahia. “Se esse projeto já estivesse aprovado, seria mais fácil fiscalizar e até coibir situações como essa”, finaliza a deputada Talita Oliveira.

Veja também

Polícia Federal cumpre mandado de prisão contra ex-vereador na cidade de Ilhéus

A FICCO/Ilhéus cumpriu nesta segunda-feira (8), mandado de prisão contra ex-vereador da cidade de Ilhéus, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!