Nesta última sexta-feira (19), a deputada estadual Talita Oliveira (PSL) apresentou na Assembleia Legislativa (AL-BA) um Projeto de Lei instituindo o Dia Estadual da Pessoa com Visão Monocular, a ser comemorado, anualmente, no dia 5 de maio. A parlamentar divulgou um registro com um grupo de defensores da causa na Bahia.
“A nossa intenção aqui com o projeto é realizar debates, além de campanhas de alerta, conscientizando a população sobre a visão monocular e, com isso, evitar a discriminação das pessoas com o transtorno, contribuindo com a participação delas na vida em sociedade e o exercício da cidadania”, declarou Talita.
“Importante sabermos que essas pessoas, além da discriminação diária que sofrem, apresentam diversas limitações, sejam elas médicas, psicossociais, educacionais e, também, profissionais”, ressaltou a deputada.
“É urgente que se criem mecanismos de estímulo às autoridades no sentido de implementarem políticas de saúde pública para o tratamento e o diagnóstico da perca de visão de um dos olhos, assim como o apoio às pesquisas na área”, acrescentou.