quarta-feira 26 de junho de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Deputada sugere na AL-BA reforma e requalificação do ‘Solar Boa Vista’ em Salvador
segunda-feira 26 de fevereiro de 2024 às 10:07h

Deputada sugere na AL-BA reforma e requalificação do ‘Solar Boa Vista’ em Salvador

NOTÍCIAS


A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) encaminhou, através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), indicação ao governador Jerônimo Rodrigues para que adote as providências necessárias a fim de reformar e requalificar o Solar Boa Vista, situado no bairro de Brotas, em Salvador. Ela propõe que o local passe a ser utilizado como equipamento cultural multiuso e a abrigar o Museu Dois de Julho e da Liberdade.

“Os museus são, em essência, atrativos turísticos, e esse, em especial, possibilitará ao povo de Salvador o livre acesso a um equipamento cultural que reunirá acervo sobre a história da Bahia, e possibilitará que opere também como centro de formação profissional da comunidade ao seu redor, ampliando a oferta de equipamentos desse tipo na cidade, que hoje conta com apenas 39 espaços desse tipo”, explicou a parlamentar.

De acordo com ela, o local proposto para sede do museu, o Solar Boa Vista, que fica no Engenho Velho de Brotas, guarda simbologia com a história da cidade, pois, no passado, foi sede da Fazenda Boa Vista, residência da família de Castro Alves e, depois, asilo e hospital.

“A data da construção desse Solar é desconhecida, mas sabe-se que já existia no final do século XVIII. O prédio, de notável mérito arquitetônico, foi construído em alvenaria de pedra, em um estilo defensivo adotado na época”, escreveu Olívia Santana.

Ela conta que, segundo o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), em 1824, Joaquina Josefa de Santana Machado recebeu o Solar como herança. Em 1831, o Solar foi vendido a Joaquim Ramos de Araújo. Em 1858, o médico Antônio José Alves, pai do poeta Castro Alves, adquiriu a propriedade e investiu grande parte de seus recursos para transformá-la em uma casa de saúde. Ao Solar, Castro Alves dedicou seu poema A Boa Vista.

Em agosto de 1869, o governo da Bahia comprou o imóvel, com base na Lei provincial no 1.089, para a instalação de um hospital. Em 24 de junho de 1874, foi inaugurado, no local, o Asilo São João de Deus, com um hospital, sob a responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia.

Em 1912, devido a problemas financeiros, a Santa Casa entregou as instalações ao governo da Bahia. Em 1935, o nome foi mudado para Juliano Moreira, em homenagem ao médico e cientista baiano. Já em 1943, o Solar foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Parque Solar Boa Vista foi criado no início dos anos 80.

A partir de 1967, parte de sua extensa área foi desmembrada para a construção de vários conjuntos habitacionais, dos quais os maiores são os conjuntos Edgard Santos, Castro Alves, Prof. Magalhães Neto, Clériston Andrade e o conjunto Solar Boa Vista.

Em 1983, o manicômio Juliano Moreira foi transferido para novas instalações. De 1983 a 1985, o Solar foi sede da Prefeitura Municipal e, no ano seguinte, tornou-se sede da Secretaria Municipal de Educação. Mais recentemente, em 4 de janeiro de 2013, um incêndio consumiu parte das instalações do Solar.

“O imóvel encontra-se assim sem destinação social por parte da administração estadual, e a afetação desse como equipamento cultural multiuso contribuiria para efetivar um primado da atual gestão, que é levar a cultura ao conhecimento do povo baiano. Nesse sentido, submeto aos meus pares a presente indicação, para que se possa reformar e requalificar o Solar Boa Vista, destinando-o para ser utilizado como equipamento cultural multiuso, passando a abrigar o Museu Dois de Julho e da Liberdade”, concluiu Olívia Santana.

Veja também

Líder da bancada evangélica reage sobre porte de maconha: ‘Supremo vai perder para o Congresso’

A bancada evangélica no Congresso reagiu ao Supremo Tribunal Federal (STF), após a Corte reconhecer …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!