Preocupada com os pacientes que têm sequelas pós-Covid, a deputada estadul Fátima Nunes Lula (PT) apresentou indicação ao governador Rui Costa para que a Secretaria estadual de Saúde (Sesab) crie um agendamento extra virtual de consulta nas policlínicas da Bahia, para atender esse público. Exarado pela Assembleia Legislativa, o documento sugere um aplicativo de celular específico para direcionar quem foi diagnosticado com Covid-19 e está imunizado com as duas doses da vacina.
A iniciativa, segundo a parlamentar, visa oferecer, de forma mais célere, atendimento médico para a realização de checkup que identifique e trate possíveis sequelas da doença. Em sua justificativa, a petista cita pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), que acompanhou 750 pacientes, revelando que 60% dos pacientes que tiveram Covid-19 têm sequela após um ano.
Segundo a deputada, este estudo foi divulgado pela revista Exame, com uma matéria publicada no último dia 6 de setembro. “Saliento que, para a realização destes agendamentos extras, deverá ser exigido a comprovação da imunização do paciente com as duas doses da vacina, o que será um incentivo para a busca do imunizante”, observou Fátima Nunes.