A deputada estadual Neusa Cadore (PT) destaca que os 75 km da estrada vicinal que liga as BAs 160 e 156 impulsionou a emancipação política do município de Morpará, em 1962, e, atualmente, “volta ao cenário como pauta prioritária do prefeito Sirley Novaes Barreto, com vistas a viabilizar a retomada da economia local e a consolidação do desenvolvimento rural e regional”. Por conta disso, ela apresentou indicação ao governador Rui Costa e ao secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, para a estadualização e consequente pavimentação asfáltica do trecho.
A estrada é o principal acesso entre os municípios de Morpará, Brotas de Macaúbas e Ipupiara, além de fazer o elo entre as duas rodovias estaduais, mas “o estado precário de circulação se agrava, sobretudo nos períodos chuvosos, em função da falta de drenagem de águas pluviais, ausência de bueiros, de pontes ou passagens molhadas, conforme seja, sobre os riachos existentes”, explica a parlamentar. No documento protocolado na Secretaria Geral da Mesa, ela sugere que a via local seja transformada em um novo trecho da BA-160.
O acolhimento da proposta, segundo Neusa, vai beneficiar diretamente uma população de 30 mil pessoas, contados não só os habitantes das sedes municipais como as quatro localidades de Morpará (Mocambo do Branco, Tamboril Grande, Cacimba Velha e Caiçara), as seis de Brotas de Macaúbas (Baraúna, Tamboril, Água Verde, Cristalândia, Mata do Bom Jesus e Novo Horizonte), além de Sedrolândia, que fica em Ipupiara.
“A referida estrada, sempre foi um dos vetores de desenvolvimento da economia regional, inclusive foi a principal rota de acesso ao Porto do Vapor em Morpará, no Rio São Francisco, pontos de abastecimento de grandes comercializações, aquecidas com as paradas dos vapores de Wenceslau Braz, Benjamim Guimarães, São Francisco, lanchas Juriti, Pinta, dentre outras”, informa a deputada. Apesar de ser hoje apenas vicinal, a estrada liga o Território de Identidade do Velho Chico ao de Irecê.
“A economia das localidades mencionadas é baseada principalmente na agricultura familiar, inclusive a produção apícola que vem se destacando como importante fator de crescimento da região e tem a produção escoada através dessa estrada vicinal”, diz a petista, não esquecendo que por ali também é feito um intercâmbio cultural entre os municípios por meio das feiras e o acesso à Escola Família Agrícola, sediada em Brotas de Macaúbas. Ela cita ainda impactos positivos no turismo da região.