sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Deputada reivindica na AL-BA ampliação do metrô até Simões Filho
sexta-feira 26 de junho de 2020 às 08:04h

Deputada reivindica na AL-BA ampliação do metrô até Simões Filho

NOTÍCIAS


A parlamentar sugeriu que o terminal de integração de passageiros seja construído nas imediações da antiga Sudic

A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) defendeu, em indicação encaminhada ao governador Rui Costa, a ampliação da linha 1 do Metrô de Salvador até Simões Filho. No documento apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a parlamentar sugeriu que o terminal de integração de passageiros seja construído nas imediações da antiga fábrica da Sudic, o que ampliaria a mobilidade urbana da população.

Ao justificar a indicação, Kátia Oliveira lembrou que a Região Metropolitana de Salvador (RMS) compreende 13 municípios e possui, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 4 milhões de residentes. “Semelhante a outros aglomerados urbanos, verifica-se uma dinâmica populacional na RMS diretamente ligada às atividades econômicas e condições habitacionais. Dessa forma, ocorre o deslocamento diário de milhares de pessoas em direção à capital para fins de trabalho e, também, em busca de serviços especializados na área da saúde, educação e grandes centros comerciais”, pontuou.

A deputada observou que essas migrações pendulares sobrecarregam o sistema de transporte público, sobretudo os ônibus metropolitanos, que atualmente funcionam em situação precária, com frota antiga, “que não satisfaz as expectativas dos usuários nos quesitos conforto, rapidez e segurança”.

Por outro lado, acrescentou, o Sistema Metroviário de Salvador – Lauro de Freitas, operado pela empresa CCR Metrô Bahia, tornou-se referência pela qualidade do serviço apresentado, transportando 380 mil passageiros por dia, destacando-se também pela adequação aos rígidos padrões de sustentabilidade ambiental. “Afinal, trata-se de meio transporte de massas, cujo funcionamento ocorre através de propulsão elétrica, o que reduz substancialmente as emissões de agentes poluentes por passageiro”, afirmou a legisladora.

Kátia Oliveira lembrou ainda que, nos próximos anos, estão previstas as obras para a extensão da linha 1 do metrô (tramo 3) até a região de Águas Claras/Cajazeiras (projeto já licitado e autorizado pela ANTT), bem como existe a perspectiva de construção da Estação Lauro de Freitas, na linha 2. “Neste diapasão, torna-se cada vez mais importante a continuidade das obras de expansão do metrô para outras cidades da Região Metropolitana de Salvador, a exemplo do município de Simões Filho, ampliando a abrangência e a capacidade deste modal de transporte”, explicou a deputada.

Veja também

Coelba investirá R$ 5,5 bilhões em sistema elétrico da Chapada Diamantina

A Neoenergia Coelba anunciou investimento de R$ 5,5 bilhões em obras de melhoria e modernização …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!