Duplicar e requalificar a BA-528, conhecida como Estrada do Derba, é o que deseja a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV), através de uma indicação apresentada na Assembleia Legislativa, endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues.
O trecho indicado por Fiscina compreende o final da Via Regional (Avenida 29 de Março), na BR-324, no bairro de Águas Claras, até a rotatória da Escola de Formação de Reservistas Navais, na Base de Aratu, em São Tomé de Paripe, Salvador.
“Além de faltar importantes articulações nos trevos rodoviários com os viadutos de transposição da BR-324, a BA-528 apresenta algumas limitações de articulação física que dificultam o tráfego de veículos de carga de grande porte, de passageiros e particulares. Os problemas estão na ausência de faixas de aceleração e desaceleração para acesso aos dispositivos de conexão entre as pistas expressa e marginal ou, quando existentes, mostram-se insuficientes”, pontuou a deputada.
Fiscina complementa que essas dificuldades “sobrecarregam o sistema viário do entorno, vez que impõe a passagem de veículos de grande porte, como carretas e caminhões, em determinadas áreas de circulação não previstas, a exemplo dos viadutos do Porto Seco Pirajá e Brasilgás”.
Ela destaca também que os bairros cortados pela BA estão localizados em áreas de grande densidade populacional, além de existir objetivos distintos entre as atividades urbanas e portuárias.
“Além de muito movimentada, a BA-528 não traz segurança para motoristas e pedestres pelo fluxo intenso de veículos provenientes de todos os portos e por existir no seu percurso fábricas, indústrias, comércios, vila militar, sendo o principal acesso a um moinho e ao Hospital do Subúrbio, em Periperi”, finalizou a deputada.
Com oito quilômetros de extensão, a BA-528 está localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), interligando a BR-324 à Base Naval de Aratu, passando pelos bairros de Valéria, Fazenda Coutos, Paripe e São Tomé de Paripe, além do porto e Centro Industrial de Aratu.