Troféus, diploma e um valor em dinheiro serão as premiações proposta pela deputada estadual
A pessoa física ou jurídica que se destaque durante o ano por práticas de ações sociais relevantes vai ganhar um troféu, um diploma e um valor em dinheiro. É o que dispõe Projeto de Lei da deputada Jusmari Oliveira (PSD) que tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Pela proposição, o Premio Destaque do Ano nas Atividades da Ação Social será concedido a cinco homenageados que “contribuem para minimizar o sofrimento e melhorar a vida de pessoas ou comunidades carentes em qualquer região da Bahia”. Os premiados serão escolhidos por uma comissão de notáveis formada pela Assembleia Legislativa da Bahia.
Na Bahia, ressalta a parlamentar, “são centenas e talvez milhares de pessoas que, cotidianamente, se dedicam a minorar o sofrimento do próximo”. Um dos casos mais famosos citados na justificativa do projeto é o de Irmã Dulce, religiosa que se dedicou de forma extrema aos mais humildes e “acabou entrando para a posteridade com o nome de Mãe dos Pobres”.
Da mesma forma, prossegue Jusmari, “não são raros” os casos daqueles abnegados que se dedicam a promover alternativas para levar “um mínimo de esperança a tantas comunidades carentes” na capital e no interior da Bahia.
São pessoas que, anonimamente, se dedicam a “atividades tão sublimes”, e precisam ter o reconhecimento e o incentivo “desta Casa, de forma oficial, para que outras sigam o mesmo exemplo e, desta forma, esta rede de solidariedade possa se fortalecer” no Estado.