sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Deputada propõe Comenda 2 de Julho para o pesquisador Gustavo Cabral de Miranda
quinta-feira 23 de julho de 2020 às 16:53h

Deputada propõe Comenda 2 de Julho para o pesquisador Gustavo Cabral de Miranda

NOTÍCIAS, POLÍTICA


“Essa missão é árdua, principalmente porque faltam investimentos do Governo Federal para os projetos de pesquisas. E foi justamente a pandemia do novo coronavírus que revelou o tamanho da necessidade”, disse a parlamentar

A deputada estadual Fátima Nunes Lula (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa, um projeto de resolução que concede a Comenda 2 de Julho, maior honraria do Parlamento da Bahia, ao cientista imunologista Gustavo Cabral de Miranda. A homenagem, segundo a legisladora, é um reconhecimento pela atuação dele como coordenador de um grupo de pesquisadores que lideram a busca pela obtenção da vacina contra o novo coronavírus.

“Essa missão é árdua, principalmente porque faltam investimentos do Governo Federal para os projetos de pesquisas. E foi justamente a pandemia do novo coronavírus que revelou o tamanho da necessidade de investimentos do poder público no desenvolvimento do trabalho científico no nosso Brasil”, afirmou.

“O momento trágico que estamos vivenciando pelo mundo, chama o poder público para a necessidade de olhar de forma prioritária para a educação, a ciência e a tecnologia para que outros ‘Gustavo’ possam colocar em prática seus sonhos a serviço da humanidade”, enfatizou.

Gustavo Cabral de Miranda nasceu no povoado de Creguenhém, no município baiano de Tucano. Filho de Washington Raimundo de Miranda e de Maria das Graças Cabral de Miranda, saiu da casa aos 15 anos para trilhar a própria jornada. Até os 21 anos morou em Euclides da Cunha, trabalhando em um açougue para garantir o próprio sustento.

Ingressou na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), do município de Senhor do Bonfim para cursar Ciências Biológicas, quando seu sonho de se tornar cientista veio à tona, passando a se envolver com pesquisas. Durante a graduação, desenvolveu trabalhos de prevenção de doenças parasitárias com comunidades quilombolas e catadores de lixo, aliando seus estudos ao que mais gostava de fazer, ajudar o próximo.

Esses trabalhos de pesquisas renderam importantes artigos científicos que junto à sua dedicação pelos estudos o ajudaram a ser aprovado no mestrado em Imunologia, na Universidade Federal da Bahia (Ufba) no ano de 2009, concluindo o mesmo em 2011. Neste mesmo ano, foi aprovado no doutorado em Imunologia, na Universidade de São Paulo (Usp), concluindo em 2014. O homenageado estudou nas principais universidades de países como Portugal, Inglaterra e Suíça, sendo que nestes dois últimos países realizou pesquisas e seu pós-doutorado em Vacinologia, entre os anos de 2014 e 2019.

Aos 38 anos, Cabral é conhecido como um renomado pesquisador dentro e fora do país. Atualmente, ele é pesquisador no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor FMUSP), onde coordena uma equipe de pesquisadores que atuam na busca pela vacina contra o novo coronavírus.

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!