A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) apresentou indicação, na Assembleia Legislativa, endereçada ao governador Rui Costa, sugerindo que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) adote medidas emergenciais que ampliem e mantenham o fornecimento de água encanada sem interrupções nos bairros da periferia de Salvador. Segundo a deputada, o abastecimento sem interrupções pode contribuir no controle de novos casos Covid-19, além das arboviroses (dengue, zika e chikungunya).
Estudos apontam que há uma correlação direta entre o aumento de casos destas doenças em determinadas localidades, devido a ausência de fornecimento de água encanada, ou a inconstância no seu fornecimento. Nesses locais, as pessoas convivem com situações sanitárias precárias e a necessidade de armazenar água favorece a disseminação de doenças e proliferação dos mosquitos.
“É inadmissível que em meio a uma pandemia, onde a higienização das mãos é imprescindível para o controle, muitos bairros da periferia soteropolitana sofram com a falta de água nas torneiras de suas casas”, ressaltou a deputada.