sexta-feira 27 de dezembro de 2024
Foto: Assessoria
Home / NOTÍCIAS / Deputada Neusa Cadore quer homenagear músico baiano com a Comenda 2 de Julho
quinta-feira 19 de dezembro de 2019 às 14:13h

Deputada Neusa Cadore quer homenagear músico baiano com a Comenda 2 de Julho

NOTÍCIAS


A deputada estadual Neusa Lula Cadore (PT) pretende conceder a Comenda 2 de Julho ao músico Del Feliz “pelos importantes serviços prestados no sentido de promover e elevar a cultura do Nordeste e da Bahia”. Para concretizar esta homenagem, a petista apresentou na Casa legislativa o Projeto de Resolução nº 2.864/2019, onde exalta toda a trajetória do cantor e compositor que nasceu no município baiano de Riachão do Jacuípe.

Neusa conta que Del teve uma infância marcada pela pobreza, precisando trabalhar desde cedo para ajudar a mãe Dona Nicinha. Foi catador de lixo, feirante, ajudante de pedreiro, ajudante de padeiro, pintor, faxineiro, diarista, camelô, radialista e fotógrafo, dentre outras profissões, ressalta Cadore. Ela lembra que foi também com a matriarca da família que cultivou o gosto pelo reisado, samba e cordel, elementos que caracterizam o trabalho do artista.

Autor de canções como “Hino do São João da Bahia” e “Eu sou o São João”, Del Feliz participou ativamente da luta para transformar o forró em “Patrimônio Imaterial da Cultura do Brasil”. O músico, ao longo da carreira , construiu parcerias importantes com artistas de renome, a exemplo de Maria Bethânia, Dominguinhos, Elba Ramalho, Carlinhos Brown e Geraldo Azevedo.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança da Alba explica que Del Feliz já gravou 16 CDs e 2 DVDs, realizou uma turnê nacional com destaque para o São João, além de shows por diversos países, como França, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Japão, onde vem divulgando as expressões da cultura nordestina.

“A Comenda 2 de Julho para o músico Del Feliz é uma forma de homenagear e valorizar esse importante trabalho de afirmação da nossa identidade, de valorização da nossa cultura e das nossas tradições populares”, finaliza a legisladora.

Veja também

Egito reafirma compromisso em honrar dívidas após pagar US$ 38,7 bilhões em 2024

O primeiro-ministro do Egito, Mostafa Madbouly, anunciou que o país pagou quase US$ 7 bilhões …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!