sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Deputada luta pela transformação da 24ª CIPM de Jacobina em batalhão
sexta-feira 14 de abril de 2023 às 14:49h

Deputada luta pela transformação da 24ª CIPM de Jacobina em batalhão

NOTÍCIAS


A transformação da Companhia em Batalhão de Polícia, argumentou a parlamentar, permitirá o planejamento e execução de uma política de segurança pública

A deputada estadual Neusa Cadore (PT) indicou ao governador Jerônimo Rodrigues a transformação da 24ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) em Batalhão. O pedido é para Jacobina. Na concepção da petista, o acesso aos serviços de polícia judiciária e investigativa, sobretudo da população carente, está ligado ao acesso à Justiça, “uma das maiores garantias consagradas na Constituição Federal de 1988”. Ela também acha imprescindível a ampliação do efetivo policial, a melhoraria da estrutura organizacional e operacional, e a oferta de serviços e agentes públicos que atuam na segurança pública.

A transformação da Companhia em Batalhão de Polícia, argumentou, permitirá o planejamento e execução de uma política de segurança pública, “com ações para prever, neutralizar e reprimir atos criminosos de qualquer natureza que atentem à ordem pública, às pessoas e ao patrimônio”. Além disso, possibilitará maior integração e diálogo entre os órgãos de segurança, as polícias, “as secretarias estaduais de segurança, para que atuem de forma colaborativa”.

A implantação do Batalhão de Polícia Militar de Jacobina, garantiu Cadore, ampliará a atividade policial de toda a região, beneficiando também as cidades de Mirangaba, Ourolândia, Umburanas, Várzea Nova, Miguel Calmon, Piritiba, Tapiramutá, Caem, Saúde e Caldeirão Grande. Por fim, ela ponderou que, embora reconheça os esforços do governo estadual com investimentos em inteligência, viaturas, contratação de policiais e tecnologia, ainda é necessário garantir essas estruturas aos municípios, “para fortalecer ainda mais a qualidade dos serviços prestados e a constante melhoria no atendimento à comunidade, que precisa de segurança e tranquilidade”.

Na análise da deputada, este investimento é necessário diante do crescimento das cidades e dos índices de criminalidade, sendo essencial a melhoria dos equipamentos públicos, informações e produção de conhecimento integrado com outras forças de segurança, “para assegurar condições dignas aos agentes da segurança, ao cidadão e a todos que utilizem ou busquem os serviços do Batalhão”.

Veja também

Corte de geração de energia pode escalar para nova crise no setor

Os cortes de geração de energia por questões operativas do Sistema Interligado Nacional (SIN) ameaçam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!