A deputada estadual Fátima Nunes Lula (PT) defende a inclusão dos cartões de débito e de crédito como formas alternativas de pagamento das tarifas dos pedágios que servem às rodovias baianas. A modernização nas praças de pedágio foi recomendada ao governador Rui Costa (PT), por intermédio de indicação apresentada na Assembleia Legislativa.
Atualmente, as praças de pedágio das rodovias baianas aceitam apenas o dinheiro em papel-moeda como forma de pagamento das tarifas. Segundo a parlamentar, desta forma, a modalidade causa transtornos para os motoristas, além de comprometer a segurança dos atendentes.
“Essa modalidade gera desconforto tanto para os motoristas, que nem sempre possuem o valor da tarifa em espécie, quanto para os atendentes dos guichês, que enfrentam dificuldades em passar troco e também ficam mais suscetíveis a assaltos”, afirmou.
Além disso, é importante destacar que nos últimos meses as transações em dinheiro de papel-moeda ficaram ainda mais complicadas, uma vez que as cédulas são grandes transmissores do novo coronavírus. Neste sentido, a pandemia tem exigido dos consumidores uma redução na manipulação do dinheiro em espécie e o incentivo do uso do cartão magnético, sendo assim, necessário e urgente a readaptação dos guichês das praças de pedágios.