A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) foi reconduzida à vice-presidência da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A definição ocorreu nesta quarta-feira (9), quando foram instaladas as dez comissões permanentes do Parlamento baiano.
A parlamentar frisou que, mesmo durante a pandemia, o colegiado se manteve atuante e propondo debates relevantes sobre os direitos das mulheres. “Para mim, é motivo de satisfação continuar como vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher. Vamos seguir debatendo temas importantes, principalmente aqueles relacionados à violência, que são hoje muito preocupantes”, disse ela.
Para a deputada, a comissão continuará dando sua contribuição para proteger as mulheres e garantir o pleno acesso aos direitos delas. “Estamos vendo uma crescente da violência contra a mulher. Na comissão, vamos seguir defendendo a ampliação da Ronda Maria da Penha e das delegacias especiais de atendimento à mulher (Deams), além de toda a rede de proteção e acolhimento das vítimas”, salientou.
Na Alba, a deputada apresentou projetos visando ampliar as medidas de proteção às mulheres. Entre eles estão as indicações de uma delegacia da mulher e da Casa Abrigo em Simões Filho, e da instalação de base operacional fixa da Ronda Maria da Penha em Camaçari.
Ela também apresentou uma indicação para criar a Campanha Estadual Maria da Penha nas escolas da rede pública estadual e nas instituições privadas de ensino. A parlamentar também sugeriu ao governo a criação de Bolsa Social Maria da Penha para mulheres vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero.