Coletar leite materno de quem tem de sobra para distribuir às mulheres com dificuldade de oferecer o alimento aos recém-nascidos. Esta proposta representa a essência do projeto Bombeiro Amigo do Peito, elogiado pela deputada Fabíola Mansur (PSB), que apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) uma moção de aplausos ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia pelos 20 anos da iniciativa em apoio ao aleitamento materno.
Segundo a parlamentar socialista, tudo começou há quase 20 anos com o 2º Grupamento de Bombeiros Militar da Bahia, sediado em Feira de Santana, que realizou parcerias com o Hospital Regional Clériston Andrade e o Hospital Municipal Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher.
Fabíola, que também é médica, informa que o projeto Bombeiro Amigo do Peito é uma ação que visa atender crianças prematuras ou com algum problema de saúde que, por algum motivo, não podem ser amamentados pelas próprias mães internadas nas maternidades. De acordo com a parlamentar, 942 mulheres estão cadastradas e doam o leite materno.
A legisladora diz que hoje a parceria do Corpo de Bombeiros Militar em Feira de Santana é com o Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher. Ela explica que todas as mulheres que dão à luz recebem, na alta médica, um panfleto com orientações e o telefone do BLH, “para que as doadoras possam ligar e solicitar uma visita da equipe que coleta o alimento a ser levado para as maternidades”.
“Trata-se de uma iniciativa de alta relevância, que materializa a verdadeira missão do Corpo de Bombeiros, que é a tarefa de salvar vidas. São verdadeiros guerreiros do bem que elaboraram um projeto com real utilidade pública, que precisa do reconhecimento oficial do Poder Legislativo”, concluiu Fabíola.