quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Deputada e produtor beijam Pacheco após derrubadas de vetos de Bolsonaro
quarta-feira 6 de julho de 2022 às 06:51h

Deputada e produtor beijam Pacheco após derrubadas de vetos de Bolsonaro

NOTÍCIAS


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ganhou beijos após o Congresso Nacional derrubar vetos do presidente Jair Bolsonaro (PL) a leis culturais —o PL 1518/2021, conhecido como Lei Aldir Blanc 2, e o PLC 73/2021, ou Lei Paulo Gustavo, em homenagem ao ator vítima da covid-19.

Os vetos foram derrubados após acordo costurado pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), autora do PL 1518/2021, e pelo líder do governo no Congresso, o senador Eduardo Gomes (PL-TO).

Nas redes sociais, o deputado Túlio Gadelha (Rede-PE) publicou imagem de Pacheco sendo beijado por Jandira e por Edu Barata, presidente da Associação de Produtores de Teatro.

Derrubamos o veto de Bolsonaro à #LeiPauloGustavo e à #LeiAldirBlanc2. Vitória da Cultura do Brasil! Os bolsominions piram!.Mensagem de Gadelha nas redes sociais

A Lei Aldir Blanc 2, batizada em homenagem ao compositor e músico que morreu em maio de 2020, aos 73 anos, em decorrência da covid-19, cria uma política nacional de incentivo permanente à cultura, com a aplicação anual de verba nos estados e municípios para financiar projetos culturais, com a previsão de repasse anual de R$ 3 bilhões da União para estados e municípios.

Já o texto que trata da Lei Paulo Gustavo, por sua vez, destina cerca de R$ 3,8 bilhões do Fundo Nacional de Cultura e do Fundo Setorial de Audiovisual para artistas em razão das perdas sofridas ao longo da crise da pandemia da covid-19.

Na justificativa técnica ao veto, o governo disse que a proposta “enfraqueceria as regras de controle, eficiência, gestão e transparência”, o que poderia prejudicar as contas da União.

Em abril, Bolsonaro afirmou que os recursos previstos na Lei Paulo Gustavo poderiam ser direcionados ao agronegócio e às Santas Casas. “Se o pessoal mantiver meu veto, temos como resolver os problemas das Santas Casas e também ajudar nosso agronegócio, tendo em vista a seca que abateu, em especial na região sul”, afirmou na ocasião.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!