A presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, deputada estadual Soane Galvão (PSB), apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), moção de congratulações e aplausos pelo Dia Internacional da Mulher, que ocorre nesta sexta-feira (8). Ela destaca que a data “está historicamente ligada à luta das mulheres pela sua emancipação política, econômica e social”.
Soane ressalta que o 8 de março “é marcado para celebrar as conquistas ao longo dos anos, sendo adotado pela ONU e, consequentemente, por diversos países”. Ela lembra que a luta por direitos e melhores condições de vida e de trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.
“Ainda há muito a se conquistar, a exemplo de uma maior participação das mulheres na política”, disse a socialista, enfatizando que, mesmo havendo conquistado funções e postos na sociedade moderna, muitas ainda se dividem com as funções de mãe e companheira. “A fixação da data é o reconhecimento e o coroamento de um longo processo de lutas, organização e conscientização das mulheres, mas também de toda a sociedade, na maior parte do mundo”, define Soane.