domingo 26 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Deputada defende na AL-BA a revitalização do Parque do Abaeté, em Salvador
quarta-feira 1 de maio de 2024 às 12:31h

Deputada defende na AL-BA a revitalização do Parque do Abaeté, em Salvador

NOTÍCIAS


Em indicação encaminhada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) defendeu a revitalização do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, em Itapuã. Ao justificar o pedido, ela ressaltou a importância histórica do parque, considerado o berço de memórias culturais do Estado. Criado em 1993 em uma área de proteção ambiental, o parque possui uma extensa área de 1.474,92 m², incluindo a lagoa, as dunas e um centro urbanizado que abriga a sede da Associação das Lavadeiras.

No documento, protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ludmilla destacou que além de seu valor histórico, o parque desempenha um papel fundamental como pulmão verde da cidade. “No entanto, apesar de sua importância”, pontuou ela, “o local enfrenta problemas de infraestrutura que afetam sua preservação e tornam a experiência dos visitantes menos satisfatória do que no passado”.

A parlamentar lembrou ainda que a música e a poesia têm imortalizado a beleza e os mistérios do Abaeté, com artistas como Dorival Caymmi, que em sua canção “A lenda do Abaeté”, descreve a lagoa como um lugar misterioso, rodeado de areias brancas, iluminado pelo luar. Mas lamentou que, atualmente, os moradores e frequentadores sofrem com a falta de segurança, iluminação e limpeza, indicando a degradação do local ao longo do tempo.

Diante dessa realidade atual, Ludmilla apelou ao governador para que, “sensível aos problemas enfrentados pelo parque”, promova sua revitalização, incluindo o Centro de Atividades e a Casa de Música, a fim de preservar este importante patrimônio cultural e ambiental para as futuras gerações. “A revitalização não apenas resgatará a beleza e a importância histórica do parque, mas também contribuirá para a geração de emprego e renda, impulsionando o turismo na região”, concluiu ela.

Veja também

Batida entre caminhões mata três pessoas no interior da Bahia

Três pessoas morreram depois que dois caminhões bateram de frente, na madrugada deste sábado (25), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!