Em indicação encaminhada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) defendeu a revitalização do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, em Itapuã. Ao justificar o pedido, ela ressaltou a importância histórica do parque, considerado o berço de memórias culturais do Estado. Criado em 1993 em uma área de proteção ambiental, o parque possui uma extensa área de 1.474,92 m², incluindo a lagoa, as dunas e um centro urbanizado que abriga a sede da Associação das Lavadeiras.
No documento, protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ludmilla destacou que além de seu valor histórico, o parque desempenha um papel fundamental como pulmão verde da cidade. “No entanto, apesar de sua importância”, pontuou ela, “o local enfrenta problemas de infraestrutura que afetam sua preservação e tornam a experiência dos visitantes menos satisfatória do que no passado”.
A parlamentar lembrou ainda que a música e a poesia têm imortalizado a beleza e os mistérios do Abaeté, com artistas como Dorival Caymmi, que em sua canção “A lenda do Abaeté”, descreve a lagoa como um lugar misterioso, rodeado de areias brancas, iluminado pelo luar. Mas lamentou que, atualmente, os moradores e frequentadores sofrem com a falta de segurança, iluminação e limpeza, indicando a degradação do local ao longo do tempo.
Diante dessa realidade atual, Ludmilla apelou ao governador para que, “sensível aos problemas enfrentados pelo parque”, promova sua revitalização, incluindo o Centro de Atividades e a Casa de Música, a fim de preservar este importante patrimônio cultural e ambiental para as futuras gerações. “A revitalização não apenas resgatará a beleza e a importância histórica do parque, mas também contribuirá para a geração de emprego e renda, impulsionando o turismo na região”, concluiu ela.