A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) deu entrada em um projeto de lei que proíbe o uso de pistolas de jato d’água no carnaval e outras festas populares.
A medida se deu depois que um vídeo feito pela equipe de reportagem de um veículo de comunicação de Salvador foi repostado pela deputada no Twitter. Na gravação, é possível perceber uma mulher em desespero sendo encurralada por foliões do bloco “As Muquiranas” com as mãos e jatos de água em um trecho do Circuito Osmar (Campo Grande), até que oficiais da Guarda Civil chegam e a mulher é acolhida.
“Chega de machismo recreativo, como ocorre no bloco As Muquiranas. Molhar o cabelo, a roupa para transparecer os seios e partes íntimas das mulheres não é engraçado. É humilhante”, escreveu a parlamentar.
Olha o desespero dessa mulher, cercada pelos homens do bloco “As Muquiranas”, homens que se “fantasiam de mulheres” no #Carnaval Isso não é uma #bricadeira . É #assédio #desrespeito #agressão e não deve ser tolerado. Não fosse a interferência da #guardacivil o que aconteceria? pic.twitter.com/c0qj3tfNge
— Olívia Santana (@oliviasantana65) February 22, 2023
“Olha o desespero dessa mulher, cercada pelos homens do bloco ‘As Muquiranas’, homens que se ‘fantasiam de mulheres’ no Carnaval. Isso não é uma brincadeira. É assédio, desrespeito, agressão e não deve ser tolerado. Não fosse a interferência da guarda civil, o que aconteceria?”, salientou ainda a deputada.