A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), de 56 anos, lança neste próximo sábado (8) no Festival Latinidades, em Brasília (DF), o seu primeiro livro: Mulher Preta na Política (editora Malê). O evento será no anexo do Museu Nacional em Brasília.
No livro, a parlamentar aborda a partir de experiências pessoais e de pesquisa, as dificuldades que mulheres pretas enfrentam até se estabelecerem em cargos eletivos. Para Olívia, a obra traz elementos de autobiografia e dialoga com experiências de outras mulheres negras que se candidataram para cargos eletivos. “Eu cito, inclusive as situações de violência política que a gente vive”, disse, em entrevista à Agência Brasil.
O livro também terá um evento de lançamento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no dia 15 de julho, e na Casa Mulher com a Palavra, no Instituto Goethe, em Salvador, em 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
“Eu sou a única deputada preta da Assembleia Legislativa no estado mais negro do Brasil”, afirmou a parlamentar. “A população negra é maioria neste país e, mesmo assim, a gente não tem a presença refletida adequadamente nos espaços de poder”.