Dentro de seu esforço para mostrar que não irá interferir na eleição da presidência da Câmara dos Deputados, o presidente Lula da Silva vai receber nos próximos dias os candidatos baianos Elmar Nascimento (União Brasil) e Antônio Brito (PSD).
Lula se reuniu nesta quarta-feira (4) com o novo postulante do Republicanos, o líder do PSD, Hugo Motta (PB).
Elmar e Brito pediram os encontros e foram informados de acordo com o blog de Valdo Cruz, que Lula irá recebê-los.
A iniciativa dos dois líderes visa mostrar que, pelo menos por enquanto, não vão desistir de suas candidaturas à sucessão do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Elmar Nascimento era o nome preferido de Lira, mas perdeu essa condição para Hugo Motta depois que o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, abriu mão de sua candidatura em favor do líder do seu partido na Câmara.
Elmar Nascimento disse a interlocutores se sentir traído por Arthur Lira (PP-AL).
Já o presidente da Câmara dos Deputados disse que foi obrigado a trocar de nome por causa das resistências ao nome do líder do União Brasil.
A mudança acabou não atingindo seu principal objetivo, ainda conforme blog de Valdo Cruz, que é ter apenas um candidato no grupo do atual presidente da Câmara. Apesar dos apelos, Elmar Nascimento e Antônio Brito fizeram questão de dizer que vão até o fim.
Os dois, por sinal, já ensaiaram um acordo para uma candidatura única. O que estiver em melhores condições, seria o presidente. O outro, o candidato a primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados.
O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) conversou com Elmar Nascimento e Antônio Brito depois do anúncio que o candidato do Republicanos passará a ser o deputado Hugo Motta.
Ele reiterou que Lula não decidiu apoiar o nome de Hugo Motta, apenas disse que não fazia qualquer objeção à sua candidatura e que, se ele conseguir o apoio de todos os partidos, terá com ele o melhor relacionamento.
Por isso, Padilha avisou Elmar e Antônio Brito que Lula vai atender o pedido de encontro feito pelos dois.
Numa demonstração de que vai estar aberto a conversar com os candidatos ao posto de Arthur Lira e avisá-los que espera um entendimento para a escolha do novo presidente da Câmara dos Deputados.