sexta-feira 27 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/TVGlobo
Home / NOTÍCIAS / Depois de criticar ‘blablablá diplomático’, Luciano Huck elogia ações de Lula para repatriar brasileiros
domingo 15 de outubro de 2023 às 20:54h

Depois de criticar ‘blablablá diplomático’, Luciano Huck elogia ações de Lula para repatriar brasileiros

NOTÍCIAS


O apresentador Luciano Huck elogiou a atuação do presidente Lula da Silva (PT) para repatriar brasileiros que estavam em Israel e que deixaram o país após o início dos conflitos na Faixa de Gaza. Em publicação nas redes sociais, ele relembrou que já fez críticas ao chefe do Executivo anteriormente, mas que neste momento “Lula acertou ao tomar as rédeas da diplomacia” para viabilizar o retorno dos grupos. Há dois, ao comentar os ataques do Hamas, Huck cobrou do governo uma “uma posição objetiva de repúdio ao grupo”e afirmou que ” blablablá diplomático ” não era suficiente.

“Só quero que o Brasil dê certo, que no futuro próximo sejamos um pais mais eficiente e afetivo. Sou crítico qdo acho necessário, mas também sei reconhecer acertos. E Lula acertou ao tomar as rédeas da diplomacia para viabilizar o resgate dos brasileiros na zona de conflito em Israel e Gaza. Assim como acertou ao chamar o Hamas de terrorista, ao dialogar com os dois Estados, ao cobrar um corredor humanitário em Gaza e ao manifestar preocupação com todos os civis da região”, escreveu o apresentador, compartilhando ainda um post do próprio Lula em que ele anuncia ter conversado por telefone com o presidente da autoridade Palestina, Mahmoud Abbas

Na postagem, Huck afirma ainda que Lula acertou ao chamar o Hamas de terroristas. O petista, no entanto, não deu esta nomenclatura ao grupo. Ele chamou de terroristas os ataques promovidos por eles, ao anunciar que tinha conversado com o presidente de Israel, Isaac Herzog.

“Conversei agora há pouco por telefone com o presidente de Israel Isaac Herzog. Agradeci o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país. Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas”, escreveu Lula nas redes sociais.

Desde o começo dos conflitos em Israel, iniciados no último sábado, o governo brasileiro tem sido cobrado por parlamentares da oposição para enquadrar o Hamas como grupo terrorista. Em resposta a esta pressão, o Ministério das Relações Exteriores emitiu um comunicado explicando o motivo pelo qual o país não estar utilizando esta classificação.

Na nota publicada pelo Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores esclarece que segue o critério estabelecido pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). “O Conselho de Segurança mantém listas de indivíduos e entidades qualificados como terroristas, contra os quais se aplicam sanções. Estão incluídos o Estado Islâmico e a Al-Qaeda, além de grupos menos conhecidos do grande público”, diz trecho do pronunciamento.

O movimento do Itamaraty ocorreu em meio às pressões. Na última quarta-feira, um grupo de 61 parlamentares enviou um requerimento ao ministro Mauro Vieira, pedindo para que o Brasil classifique o Hamas como terroristas.

Huck fez um primeiro post há dois dias comentando os ataques do Hamas em Israel, que deram início ao conflito na Faixa de Gaza. Ele cobrou do governo uma ” posição objetiva de repúdio ao Hamas”.

” Vamos aos fatos: ataque a civis por grupos armados e adeptos da violência política tem nome. Os assassinatos de brasileiros, que só se divertiam numa festa em Israel, pressionam o Itamaraty a ter uma posição objetiva de repúdio ao Hamas. Este blablablá diplomático não basta”, escreveu

Veja também

Lira envia argumentos ao STF e diz que cumpriu regras sobre emendas de comissão

A Câmara dos Deputados enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) na madrugada desta sexta-feira (27) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!