A função de Grusch envolverá principalmente aconselhar sobre questões relacionadas a fenômenos anômalos inexplicáveis (UAPs), mais comumente conhecidos como OVNIs, e será contratado por um período inicial de quatro meses.
Grusch recebeu atenção nacional depois de afirmar que o Pentágono está operando um programa secreto de recuperação de OVNIs que tem sido mantido escondido dos legisladores e do público.
Suas alegações despertaram o interesse público em OVNIs e deram início a audiências no Congresso sobre o assunto.
Outros denunciantes também se apresentaram, com alegações que vão desde programas de recuperação até alegações de que o governo recuperou não apenas tecnologia de OVNIs, mas também restos biológicos de origem não humana.
O Pentágono negou repetidamente a existência de tais programas e disse que não há razão para acreditar que os OVNIs sejam de natureza extraterrestre.
No entanto, um grupo bipartidário de legisladores tem pressionado por mais transparência.
Em sua função, Grusch não trabalhará diretamente com o House Oversight Committee. Após um pedido para que ele fosse contratado como funcionário do comitê, o comitê rejeitou a proposta por causa do alto perfil de Grusch na imprensa e nas redes sociais.
Grusch aconselhará apenas Burlison, que é membro tanto da UAP Task Force quanto do comitê. O House Ethics Committee aprovou sua contratação.