O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou, nesta sexta-feira (10), durante encontro com o chefe do Executivo brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que a democracia em ambos os países foi testada, com semelhança na agenda de ambos.
“A democracia foi testada em nossos dois países. Nossas agendas mútuas soam muito semelhantes. Afirme o apoio inabalável dos EUA à democracia”, disse Biden.
Rejeitar a violência política e depositar grande confiança em nossas instituições democráticas. Devemos continuar defendendo a democracia e nossos valores. Não apenas em nosso hemisfério, mas em todo o mundo. Estes são os nossos princípios fundamentais”, continuou.
O líder norte-americano agradeceu o compromisso do presidente brasileiro em promover a parceria entre as nações, o que é bom para os países e para todo mundo.
Em resposta, Lula expôs que o Brasil se isolou por quatro anos, se referindo ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Parabenizo-o por seu discurso do Estado da União. Cairia muito bem se fosse feito no Brasil. Parece que ele desprezava as relações internacionais”.
Biden replicou que parecia familiar, em referência a Donald Trump, ex-presidente dos EUA.
Questão climática
Durante a conversa, que durou cerca de 20 minutos, Lula e Biden falaram da importância da defesa das questões de proteção climática. A repórter da CNN Brasil, Mariana Janjácomo acompanhou a conversa entre os dois líderes. Lula deu ênfase à questão e defendeu a política de desmatamento zero e que será tratada com seriedade e que “defender a Amazônia é defender a vida”.
Sem citar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula disse que a Amazônia foi “muito devastada os últimos anos”.
Um assunto ambos também comentaram foi sobre democracia. Lula disse que os dois devem se unir para evitar um novo capítulo do que ocorreu no Capitólio e, novamente, criticou Bolsonaro sem citar o nome do ex-presidente.
“Estou começando um mandato depois de um presidente que se isolava internacionalmente, cuja o mundo começava e terminava em fake news”, disse Lula durante a conversa, que foi interrompida com uma risada e uma frase de Biden. “Parece familiar”, declarou o presidente dos EUA.