quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Home / POLÍTICA / DEM e PDT criam capilaridade entre si pensando nas eleições
segunda-feira 4 de novembro de 2019 às 11:19h

DEM e PDT criam capilaridade entre si pensando nas eleições

POLÍTICA


Em encontro realizado na última semana na residência do deputado mineiro Mário Heringer, o cacique nacional do PDT, Carlos Lupi, o ex-ministro Ciro Gomes e o prefeito ACM Neto, presidente do DEM, discutiram, segundo publicou a coluna Satélite do jornal Correio, um esboço prévio de uma possível aliança dos dois partidos já a partir de 2020.

Segundo a publicação, as conversas para unir DEM e PDT na disputa pelo comando das capitais e cidades com eleitorado forte passam pela unidade em torno da disputa pela Presidência e pelos governos estaduais em 2022, embora ainda não exista desenho claro sobre qual modelo o acordo se daria.

De acordo com a publicação, o acordo é interessante para o PDT para dar capilaridade a Ciro na corrida presidencial, sobretudo em estados onde o PT se mantém forte, como a Bahia, ou no mínimo garantir a neutralidade no primeiro turno para receber apoio em um eventual segundo turno. Aos democratas, a adesão de uma legenda com viés esquerdista possibilita avançar sobre um eleitorado que não faz parte do sua base tradicional de votos.

Quem conhece detalhes das negociações garante que, apesar das chances de chegar a bom termo, a costura tem muitas linhas difíceis de serem atadas. A começar pelos planos do DEM de ter candidato próprio ao Planalto.

Veja também

‘Lula é rodeado de puxa-sacos e não de políticos’, ataca vice-presidente nacional do PT

O vice-presidente nacional do PT Washington Quaquá considera conforme Guilherme Amado, do PlatôBR, que Lula …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!