Delegado federal, ex-número dois da Polícia Federal e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal, Sandro Avelar ocupará novamente a pasta. A notícia vem após o interventor federal no DF, Ricardo Cappelli, anunciar que a intervenção na gestão da área vai durar até 31 de janeiro e o prazo não será estendido. A governadora em execício, Celina Leão (PP), se reuniu com o futuro secretário nesta última segunda-feira (23).Avelar foi secretário de Segurança Pública do DF de 2011 a 2014. Ele é bacharel em direito pela Universidade de Brasília (UnB). Delegado de Polícia Federal desde 1999, já exerceu o cargo de diretor do Sistema Penitenciário Federal no Ministério da Justiça e Segurança Pública e liderou o combate ao crime organizado na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal.
Avelar foi secretário de Segurança Pública do DF de 2011 a 2014. Ele é bacharel em direito pela Universidade de Brasília (UnB). Delegado de Polícia Federal desde 1999, já exerceu o cargo de diretor do Sistema Penitenciário Federal no Ministério da Justiça e Segurança Pública e liderou o combate ao crime organizado na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal.
Em novembro de 2021, foi nomeado diretor-executivo da PF, número dois da corporação. Até então, ele estava como adido em Londres, na Inglaterra. Avelar também foi coordenador-geral de Recrutamento e Seleção da Academia Nacional de Polícia (ANP) e integrou a Comissão da Reforma do Código de Processo Penal no Senado Federal. Em abril de 2006, foi eleito presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) por dois mandatos e encerrou a gestão em abril de 2010.