O delegado da Polícia Federal Luiz Flávio Zampronha aceitou o convite para comandar uma das principais áreas da Polícia Federal, a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor). É lá que se concentram as operações mais importantes do órgão, incluindo as de combate à corrupção. Na terça a coluna de Bela Megale informou que ele era o principal cotado pelo novo diretor-geral da PF, Paulo Maiurino, para assumir o posto.
Zampronha foi responsável por liderar as investigações do mensalão, há mais de 15 anos, e está à frente do inquérito Operação Spoofing, que prendeu, em 2019, hackers responsáveis por invadir os celulares de autoridades como o então ministro da Justiça Sergio Moro e copiar mensagens de procuradores da Lava-Jato. Maiurino e Zampronha foram colegas de turma na PF e atuaram juntos no mensalão.
O delegado é muito bem avaliado por colegas. Para eles, ao escolha Zampronha para uma das diretorias mais importante da PF ajuda a “acalmar” os ânimos na instituição com a troca de comando.