domingo 22 de dezembro de 2024
Valdecy Urquiza - Interpol - Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Delegado da Polícia Federal se torna primeiro brasileiro a comandar a Interpol
terça-feira 5 de novembro de 2024 às 10:02h

Delegado da Polícia Federal se torna primeiro brasileiro a comandar a Interpol

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza se tornou o primeiro brasileiro a assumir como Secretário-Geral da INTERPOL, a maior organização policial do mundo. O nome dele foi aprovado durante uma Assembleia-Geral, em Glasgow na Escócia, nesta terça-feira (5).

Além de primeiro brasileiro no cargo, Urquiza também se torna o primeiro representante de um país em desenvolvimento no cargo nos 100 anos de existência da entidade.

Aprovado pela maioria dos 196 países membros da INTERPOL, Urquiza assumirá o posto ao final do mandato do atual Secretário-Geral, Jürgen Stock, da Alemanha, que termina na próxima quinta-feira (07). O Secretário-Geral da INTERPOL é o principal executivo da organização, com mandato de cinco anos.

A eleição tinha sido realizada no Comitê Executivo da Interpol, em Lyon, em junho de 2024 e foi ratificada nesta terça-feira (5/11).

Currículo

Aos 43 anos, nascido em São Luís/MA, Urquiza foi Chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal do Brasil e Diretor-Assistente na Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes na sede da INTERPOL, em Lyon, França. No Brasil, liderou o Escritório Central Nacional da INTERPOL, a Divisão de Cooperação Policial Internacional, a Divisão de Relações Internacionais e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Polícia Federal.

Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com pós-graduações em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Urquiza é também ex-aluno da Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, EUA.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!