A deputada estadual Maria del Carmen Lula (PT) quer obrigar a concessionária que realiza o transporte hidroviário nos terminais São Joaquim/Bom Despacho / São Joaquim, a divulgar o tempo estimado de espera para o embarque de passageiros com e sem veículos. Projeto de lei apresentado por ela na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) com esse objetivo prevê que a estimativa de tempo seja divulgada elo site da concessionária.
Ao justificar a medida, del Carmen lembrou que a travessia São Joaquim/Bom Despacho é uma rota diária feita por muitos que tem uma rotina dividida entre a capital baiana e a ilha de Itaparica. Nos períodos de feriados prolongados e férias, como, por exemplo, as férias de final de ano, acrescentou ela, o terminal chega à marca de quase 600 mil pessoas transportadas e cerca de 90 mil veículos.
“O ferry-boat, é, indiscutivelmente, um meio de transporte muito utilizado não somente pelos habitantes de Salvador e Itaparica, mas, também, por milhares de turistas, visto que, é uma opção para aqueles que pretendem descer o Estado sem utilizar a BR-324 ou trechos da BR-101”, pontuou ela, explicando que o serviço conta com sete embarcações. “Entretanto, nem todas podem operar simultaneamente, o que acarreta em grandes filas de espera durante o período com grande fluxo de pessoas”, constatou.
De acordo com Maria del Carmen, a proposta legislativa busca, de alguma forma, ajudar aqueles que necessitam do serviço e informá-los sobre o tempo de espera para conseguir realizar o transporte hidroviário. “A divulgação, em tempo real, das filas de espera, auxiliará os usuários do serviço a saber se é ou não um bom momento para embarcar e, para aqueles que vão viajar para o interior do Estado, pretendendo utilizar o serviço, auxiliará a tomar a melhor decisão para chegar mais rápido ao seu destino, optando entre utilizar a BR-324 ou realizar a travessia pela hidrovia”, observou ela, no documento.
Para aqueles que levam uma vida conciliando trabalho e estudos entre Salvador e Itaparica, acredita a deputada petista, a medida será de grande valor, pois permitirá uma melhor organização de horários sem surpresas desagradáveis e grandes filas de espera inesperadas.