O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu situação de emergência em 66 municípios do País. Com a medida, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais.
Em Pernambuco, 54 cidades tiveram reconhecimento de emergência por conta da estiagem.
As cidades de Jaguaribara (CE), Quixadá (CE), Dirceu Arcoverde (PI) e Poço Verde (SE) também tiveram a situação de emergência decretada por causa da seca e estiagem. A capital alagoana teve reconhecimento de emergência por conta de subsidências e colapsos causados por rachaduras e afundamento do solo nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. No Sudeste, a seca também afeta o município de Goiabeira (MG).
No Centro Oeste, Paranatinga (MT) foi reconhecida devido a incêndios florestais. No Sul, tempestades de granizo afetaram os municípios de Contenda (PR), Lagoa Vermelha (RS) e Morrinhos do Sul (RS). Em Santa Catarina, a estiagem atingiu Ouro Verde e Santa Terezinha do Progresso.
O apoio emergencial por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do MDR, é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas.
Sistema Integrado de Informações sobre Desastres
Sistema criado para que as Defesas Civis Municipais e Estaduais possam solicitar reconhecimento de situação de emergência e calamidade pública em suas respectivas regiões. Por meio do pedido do Reconhecimento Federal, o Governo Federal analisa a documentação encaminhada pelo ente federado.