quarta-feira 4 de dezembro de 2024
Foto: Jefferson Peixoto/PMS
Home / NOTÍCIAS / Defesa Civil de Salvador promove última turma de capacitação de voluntários de 2024
quarta-feira 4 de dezembro de 2024 às 16:29h

Defesa Civil de Salvador promove última turma de capacitação de voluntários de 2024

NOTÍCIAS


A Defesa Civil de Salvador (Codesal) vai promover, na sexta-feira (6), das 8h às 13h, a última turma de 2024 do curso Mobiliza Defesa Civil, com o objetivo de formar voluntários para atuar como multiplicadores de ações de prevenção e segurança nas comunidades da cidade. O programa, que capacita 60 cidadãos por turma, tem como foco a atuação em áreas de risco e acontecerá no auditório da Codesal, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).

Qualquer cidadão com mais de 16 anos pode se inscrever na ação, que não gera vínculo empregatício nem remuneração, e tem carga horária de cinco horas. As inscrições podem ser feitas on-line, no link https://encurtador.com.br/YDnak. O curso é oferecido gratuitamente, sem custos para os participantes e, ao final, os participantes recebem certificados de conclusão.

O curso “Mobiliza Defesa Civil” é dividido em quatro módulos. São eles: “Defesa Civil Institucional”, que aborda as ações da Codesal e das secretarias associadas; “Primeiros Socorros”, para capacitar os voluntários a prestar atendimentos emergenciais; “Mudanças Climáticas”, que discute o impacto das mudanças no ambiente urbano; e “Percepção de Risco em Defesa Civil”, que ensina os cidadãos a identificar e agir em situações de risco estrutural nas suas comunidades.

Prevenção

Para a coordenadora de Ações Comunitárias da Codesal, Fabiana Santana, a formação dos voluntários é de extrema importância, especialmente em um contexto climático mais desafiador nos dias de hoje. Ela enfatiza que a capacitação não se limita a grandes desastres naturais, como deslizamentos ou alagamentos.

Para Fabiana, pequenas atitudes, como o uso de máscara para prevenir doenças ou evitar o descarte inadequado de lixo, também são formas de atuar na defesa civil. “Quanto mais pessoas capacitadas, mais cuidados teremos com as situações de risco do cotidiano”, destaca.

A coordenadora salienta ainda que os participantes estão preparados para disseminar esses conhecimentos onde moram, nas escolas e nos locais de trabalho. “A intenção é que eles sejam capacitados para atuarem como multiplicadores dessas ações de defesa civil dentro da sua comunidade”, conclui.

Veja também

Eduardo Braga sobre tributária: próximo passo, além de revisão técnica, é articulação com a Câmara

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do projeto de lei que regulamenta a reforma tributária, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!