O defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, recebeu na última semana a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) e a docente da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Ana Paula Bomfim, para uma reunião na sede da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA. Na pauta, a discussão de melhorias no convênio de mediações extrajudiciais firmado com a instituição de ensino.
Na ocasião, o defensor público geral destacou a dimensão da parceria não apenas para a instituição e para a universidade, mas também para que a população tenha acesso à justiça por meios alternativos aos judiciais. “A solução do futuro dos problemas jurídicos é cada vez mais por vias extrajudiciais, então quanto mais conseguirmos avançar nesse ponto, melhor”, destacou o defensor-geral.
E, para avançar ainda mais nos serviços prestados, a docente Ana Paula Bomfim, também coordenadora do Observatório de Pacificação Social, destacou o objetivo de expandir a atuação para ajudar a todos os órgãos que necessitam de suporte.
“A ideia é tentar fortalecer a mediação ofertada junto com a Defensoria para a população que a gente atende, ou seja, pessoas com vulnerabilidade socioeconômica e também micro e pequenos empresários, e tentar capacitar mais pessoas da DPE/BA ligadas às regionais”, sinaliza Bomfim.
De acordo com a docente, a iniciativa da UFBA é referência em mediação escolar e também de mediação comunitária e já recebeu reconhecimentos inclusive a nível do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Sermos reconhecidos nos dá muito prazer, mas não é só o reconhecimento que vale. A gente também precisa ampliar”, destacou.
Na ocasião, Rafson Ximenes pontuou ainda que intensificar a atuação da Defensoria no campo de mediações extrajudiciais é também um dos pontos de destaque do planejamento estratégico da instituição. “Eu saio bastante otimista da reunião. Nós vamos conseguir ampliar essa parceria, atingir um espaço que não alcançamos ainda e oferecer sempre o melhor serviço para a população”, avaliou.
O defensor público geral aproveitou a ocasião para destacar a importância das visitas da deputada Olívia Santana, uma parceira de longa data da DPE, e também de Ana Paula Bomfim, como docente da Universidade Federal da Bahia, o que destaca o prestígio da Defensoria Pública estadual.