sexta-feira 24 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução/TV SAJ
Home / NOTÍCIAS / Defensores públicos recomendam que Prefeitura de Salinas da Margarida retire do ar post ofensivo a quilombolas
sexta-feira 26 de março de 2021 às 16:31h

Defensores públicos recomendam que Prefeitura de Salinas da Margarida retire do ar post ofensivo a quilombolas

NOTÍCIAS


A Defensoria Pública da União (DPU) em Salvador e a Defensoria Púbica do Estado da Bahia (DPE-BA) enviaram recomendação, nesta sexta-feira (26), à Prefeitura de Salinas da Margarida, município localizado a cerca de 90 km de Salvador, para que ela retire do ar uma postagem na internet que os defensores avaliaram como ofensiva a comunidades quilombolas.

O perfil oficial do Município no Facebook publicou uma nota informando que Salinas da Margarida havia recebido 416 doses das vacinas contra a Covid-19, destinadas às comunidades quilombolas. No entanto, a própria publicação diz que o Município não reconhece nenhuma comunidade quilombola em seu território.

Confira, na íntegra, a nota publicada nas redes sociais da prefeitura de Salinas que os defensores públicos recomendam que seja retirada do ar por ser ofensiva aos quilombolas:

O Município de Salinas da Margarida recebeu 416 (quatrocentas e dezesseis) doses de Vacinas contra o Covid 19, que foram destinadas pelo Ministério da Saúde para às comunidades “Quilombolas”. Nesse sentido, por não reconhecer nenhuma comunidade Quilombola em seu território, o Município de Salinas, através do seu Procurador Jurídico, do Secretário de Saúde e da Coordenadora de Vigilância Sanitária, entraram em contato com o Ministério da Saúde e posteriormente com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, onde ao fim da tarde de ontem, o Município foi informado que há uma suposta comunidade quilombola com cerca de 2080 pessoas, localizada no distrito de Conceição de Salinas e que a recomendação é que os municípios deem início a vacinação desse grupo, seguindo a estratégia de priorização de idosos, por ordem decrescente de idade.

Apesar de não reconhecer comunidades Quilombolas em seu território, o Município de Salinas tem se comprometido em cumprir todas determinações do Ministério de Saúde e do SESAB. Desse modo, hoje 25 de março de 2021, às 13:30, foi iniciada a vacinação, na escola Modelo de Conceição, das pessoas entre 60 (sessenta) e 70 (setenta) anos de idade, residentes na localidade de Conceição de Salinas e que se autodeclararem Quilombolas.

Vale ressaltar, que a aplicação das Vacinas se dará sob termo auto declaratório e de responsabilidade, uma vez que a apuração de falsidade da declaração importará na deflagração de medidas cabíveis, inclusive de cunho criminal.

Postagem da prefeitura de Salinas da Margarida diz que não reconhece comunidade quilombola em seu território — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Veja também

Bracell Papéis oferece vagas de emprego para a unidade de Feira de Santana

O início de 2025 será de oportunidades de trabalho para os profissionais que desejam entrar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!