Lucas Silva Melo e Firmiane Venâncio do Carmo Souza (mais votados), Tereza Cristina Almeida Ferreira (Instância Superior), Gil Braga de Castro Silva (classe final), José Jaime de Andrade Neto (classe inicial), e Bruno de Moura Castro (mais votado dentre os demais) foram os defensores públicos escolhidos como conselheiros titulares do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia para o biênio 2019-2021. A votação ocorreu nesta sexta-feira, 17, na sede da instituição, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.
Ficaram como suplentes do Conselho Superior os candidatos Diana Furtado Caldas Gonçalves (1ª suplente), Tandick Resende de Morais Júnior (2º suplente), Ussiel Elionai Dantas Xavier Filho (3º suplente), João Carlos Gavazza Martins (4º suplente), Vitória Beltrão Bandeira (5ª suplente) e Pedro de Souza Fialho (6º suplente).
Para o presidente do Conselho Eleitoral, o defensor público Marcelo Borges de Freitas, um clima de tranquilidade predominou na eleição, que contou com 13 candidatos no pleito.
“A eleição foi bem disputada, com vários candidatos, mas ocorreu em clima de tranquilidade em todo o processo eleitoral, não houve impugnação. E hoje os eleitores compareceram em bom número e sufragaram os candidatos eleitos”, disse Marcelo. Além do presidente Marcelo Freitas, a comissão eleitoral foi também formada pelas defensoras públicas Rosane de Melo Assunção (1ª Secretária) e Camila Angélica Canário de Sá Teixeira (2ª Secretária).
Já o defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, elogiou o trabalho feito pela Comissão Eleitoral e felicitou os novos eleitos ao Conselho Superior. “Foi um processo limpo e bonito, no qual a Comissão Eleitoral fez um excelente trabalho, deixou que tudo transcorresse sem nenhum problema. Eu parabenizo as pessoas que dispuseram a se candidatar, colocaram o nome à disposição para integrar esse órgão tão importante que é o Conselho Superior. Parabenizo mais ainda àqueles que foram eleitos como titulares e suplentes. Espero que todos estejamos juntos agora para fazer um trabalho em prol da Defensoria”.
Agora, o resultado da eleição será enviado ao defensor público geral para publicação dos conselheiros eleitos e dos suplentes.
O Conselho Superior da Defensoria Pública, além dos seis membros eleitos, tem como membros natos o defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, o subdefensor público geral, Pedro Paulo Casali Bahia, a corregedora-geral, Maria Célia Nery Padilha, e a ouvidora-geral da Defensoria Pública, a recém eleita Sirlene Assis. O representante da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – Adep/BA tem assento, mas não tem direito a voto.
Resultado da votação
Dra. Firmiane Venâncio do Carmo Souza – Defensora pública da Instância Superior – 172 votos – Titular
Dra. Tereza Cristina Almeida Ferreira – Defensora pública da Instância Superior – 130 votos – Titular
Dra. Vitória Beltrão Bandeira – Defensora pública da Instância Superior – 87 votos – Suplente
Dr. Bruno de Moura Castro – Defensor público da Classe Final – 164 votos – Titular
Dra. Diana Furtado Caldas Gonçalves – Defensora pública da Classe Final – 137 votos – Suplente
Dr. Felipe Silva Noya – Defensor público da Classe Final – 54 votos
Dr. Gil Braga de Castro Silva – Defensor público da Classe Final – 162 votos – Titular
Dr. João Carlos Gavazza Martins – Defensor público da Classe Final – 99 votos – Suplente
Dr. Lucas Silva Melo – Defensor público da Classe Final – 203 votos – Titular
Dr. Pedro de Souza Fialho – Defensor público da Classe Final – 66 votos – Suplente
Dr. Tandick Resende de Morais Júnior – Defensor público da Classe Final – 131 votos – Suplente
Dr. Ussiel Elionai Dantas Xavier Filho – Defensor público da Classe Final – 119 votos – Suplente
Dr. José Jaime de Andrade Neto – Defensor público da Classe Inicial – 114 votos – Titular