Em nome da Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), repudiou, pelo Twitter, “todo e qualquer ato que defenda a ditadura, atentando contra a Constituição”. O posicionamento faz referência à participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em manifestação pró-intervenção militar na tarde desde último domingo (19).
O mundo inteiro está unido contra o coronavírus. No Brasil, temos de lutar contra o corona e o vírus do autoritarismo. É mais trabalhoso, mas venceremos. Em nome da Câmara dos Deputados, repudio todo e qualquer ato que defenda a ditadura, atentando contra a Constituição.
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) April 19, 2020
“Defender a ditadura é estimular a desordem. É flertar com o caos. Pois é o Estado Democrático de Direito que dá ao Brasil um ordenamento jurídico capaz de fazer o país avançar com transparência e justiça social”, escreveu o deputado.
Além de criticar as falas pró-intervenção, Maia disse que a “disciplina democrática e solidariedade com o próximo” são necessárias para vencer a guerra contra o novo coronavírus. “No Brasil, temos de lutar contra o corona e o vírus do autoritarismo. É mais trabalhoso, mas venceremos”, disparou.