segunda-feira 8 de julho de 2024
Senador Renan Calheiros (MDB-AL) - Foto: Rogerio Verçoza e Wellington Almeida/BBC
Home / NOTÍCIAS / Decisão de Pacheco sobre MPs enterra ‘pendor imperial’ de Lira, diz Renan Calheiros
quinta-feira 23 de março de 2023 às 18:25h

Decisão de Pacheco sobre MPs enterra ‘pendor imperial’ de Lira, diz Renan Calheiros

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Depois de Rodrigo Pacheco anunciar que irá instalar comissões mistas para analisar as medidas provisórias editadas por Lula, à revelia da contrariedade de Arthur Lira (PP-AL), o senador Renan Calheiros (MDB-AL)foi às redes sociais há pouco cantar vitória sobre o presidente da Câmara, seu rival em Alagoas. O emedebista foi o autor da questão de ordem acolhida por Pacheco para restabelecer o rito constitucional da apreciação de MPs, que foi abreviado por conta da pandemia da Covid-19.

“Por unanimidade, os líderes apoiaram a volta das Comissões Mistas na análise das MPs. Minha questão de ordem repõe a ordem constitucional, enterra um pendor imperial e atalha a crise institucional. A Constituição não se presta a chantagem e manda em todos nós”, escreveu Calheiros.

O senador disse ainda que o rito das medidas provisórias é constitucional e não “paroquial”.

“Sou defensor das diretas, desde as Diretas-Já, ao contrário dos meus adversários em Alagoas que gostam de indiretas. Aliás, os derroto em eleições diretas e, por isso, Arthur delira sem compreender o tamanho do cargo que ocupa”, concluiu, com um ataque direto a Lira.

Mais cedo, o presidente da Câmara alfinetou Pacheco, dizendo que “há dificuldade em se entender quem manda ou quem dirige o Senado” e que “posicionamentos políticos locais não deveriam interferir na dinâmica do Brasil”.

“Lamento que a política regional de Alagoas interfira no Brasil. O Senado não pode ser refém da política de Alagoas e nem do Amapá”, declarou o presidente da Câmara, em referência velada a Calheiros e ao amapaense Davi Alcolumbre.

“O maior interessado na vigência das MPs é o Senado, porque foram eles que indicaram ministros, são eles que têm ministérios”, complementou.

Veja também

Moraes dá 15 dias para PGR avaliar se denuncia Bolsonaro no caso das joias

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) retirou nesta segunda-feira (8), conforme …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!