sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Pablo Ramos
Home / DESTAQUE / Debates sobre temas diversos movimentam sessão ordinária na Câmara de Salvador
terça-feira 29 de agosto de 2023 às 18:30h

Debates sobre temas diversos movimentam sessão ordinária na Câmara de Salvador

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


A vereadora Marta Rodrigues (PT) iniciou os debates do Pinga-Fogo da Câmara na 56ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, na tarde desta terça-feira (29). Ela informou que a 10ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) rejeitou um recurso e manteve o arquivamento de uma ação de improbidade administrativa contra a ex-presidente Dilma Rousseff, relacionada às chamadas “pedaladas fiscais”. Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador Isnard Araújo (PL).

Segundo Marta Rodrigues, “os fatos, agora, foram comprovados pelo TRF-1”. Em decorrência da decisão, defendeu, simbolicamente, “a restituição do mandato da presidenta Dilma Rousseff”. No seu pronunciamento, também solicitou mais espaço para mulheres em posições de poder.

O colega de bancada da oposição, Sílvio Humberto (PSB), também manifestou apoio à ex-presidente. Ele lembrou que as pedaladas fiscais foram um dos elementos que levaram ao impeachment de Dilma Rousseff em 2016. Além disso, abordou o PLE nº 199/2023, em tramitação na Casa, e sugeriu alterações no texto do Executivo: “o Artigo 272 da Lei Orgânica do Município impede o custeio do esporte considerado profissional”.

Feira do Curtume

A requalificação da Feira do Curtume pela Prefeitura, localizada na Rua Luís Maria, na Calçada, foi mencionada pelo vereador Orlando Palhinha (União). Ele informou que a requalificação será concluída na primeira quinzena de setembro e afirmou: “Foi uma luta do nosso mandato popular”.

O impasse na construção da ponte Salvador-Itaparica pelo governo do estado foi evidenciado pelo vereador Duda Sanches (União). Ele observou que mais de R$ 300 milhões já foram gastos “numa ponte de promessas”. Abordou também o cancelamento do contrato do VLT do Subúrbio e criticou “a aquisição de trens abandonados pelo governo do Mato Grosso”.

Em contraposição, o vereador Tiago Ferreira (PT) esclareceu que “os trens que serão adquiridos são novos”.

Alexandre Aleluia (PL), representando o Bloco Independente, ressaltou que um vídeo circula na internet com uma parlamentar do PSOL sugerindo o consumo de drogas. “Esse kit não acontecerá, se depender de mim, aqui em Salvador. Aqui não vai virar uma Cracolândia”, garantiu. O vereador Julio Santos (Republicanos) também se posicionou contra o consumo de drogas.

A vereadora Laina Crisóstomo (PSOL), do mandato coletivo Pretas por Salvador, destacou o Dia da Visibilidade Lésbica, celebrado em 29 de agosto. Ela reivindicou mais direitos humanos e falou de sua luta para “ter visibilidade”.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!