Os presidentes dos partidos, ACM Neto e Renata Abreu, tem conversado com frequência sobre candidatura de consenso
Uma aliança entre o DEM e o Podemos de olho nas eleições de 2022 está sendo forjada já no primeiro semestre desse ano. A informação foi publicada pela coluna Radar da revista Veja.
Na Bahia, a legenda faz parte da base do governador Rui Costa (PT) e acabou de ter contemplada com a secretaria de Turismo do Estado, após o irmão do presidente do Podemos na Bahia, Mauricio Bacelar, ser nomeado secretário.
Segundo a revista, os presidentes nacionais dos partidos, ACM Neto e Renata Abreu, têm conversado com frequência e as tratativas entre os dois para lançar uma candidatura de consenso e de centro ao Palácio do Planalto têm avançado. Mas consideram que o momento ainda não é para tratar de nomes de candidatos.
O fato é que o DEM, esvaziado pela saída de Rodrigo Maia, Eduardo Paes e outros, tem o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta como pré-candidato. No Podemos, nem mesmo uma nova candidatura do senador Alvaro Dias (que teve 0,8% dos votos em 2018) é descartada.
Enquanto isso, os dirigentes partidários tratam também da possibilidade de alianças entre as legendas nos Estados, por isso na Bahia a base de Rui pode sofrer uma perda (ou não).