Bom Jesus da Lapa ocupou o 2º lugar estadual no Índice de Medição de Administração do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA), entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes.
O ranking considerou os resultados dos setores de finanças e austeridade, saúde, educação, assistência social e outros indicadores referentes a 2018. Já entre as 175 cidades do Brasil que possuem entre 50 e 100 mil habitantes, Bom Jesus da Lapa aparece na 15ª posição, o que indica uma posição satisfatória.
O prefeito Eures Ribeiro (PSD), que também é presidente da Unidão dos Municípios da Bahia (UPB) e vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), comemorou a colocação: “Feliz por saber que estamos no caminho certo, pois o Conselho Federal de Administração coloca nossa cidade no segundo lugar em todo estado na avaliação feita aos municípios”.
O IGM-CFA foi lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração, que contou com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública.
O índice consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: finanças, gestão e desempenho.