Preocupado com o aumento de assassinatos de mulheres no Brasil e também na Bahia, o deputado David Rios (PSDB) apresentou projeto para instituir o Dia de Prevenção ao Feminicídio no estado. Pela proposição, a data será 25 de novembro, quando se comemora o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher. David Rios lembra que o feminicídio é um crime de gênero que deve ser combatido com penas duríssimas e desestimulados através de campanhas institucionais que reforcem os mecanismos já existentes de proteção à mulher, como a Lei Maria da Penha.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), na Bahia o número de casos de feminicídio cresceu 17% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 41 ocorrências, em 2018, e 48 até junho deste ano. Ainda segundo a SSP, o aumento nos casos de mulheres assassinadas pelos companheiros foi mais significativo no interior do estado, onde passou de 37 para 42 situações. Em Salvador, o número saltou de 4 para 5 casos, e na Região Metropolitana de Salvador, que ano passado não registrou ocorrências, teve um homicídio desse tipo.
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU e Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, no Brasil, a taxa de feminicídios é de 4,8 para 100 mil mulheres, sendo considerada a quinta maior no mundo. A maior parte dos casos envolve pessoas conhecidas, como maridos ou namorados das vítimas. Além do feminicídio, a violência, física e psicológica contra as mulheres vem aumentando na Bahia. Na capital, por exemplo, a cada 45 minutos uma mulher é agredida.