O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) negocia com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segundo o jornal O Globo, a ocupação de cargos regionais. Escolhido em abril para ser o coordenador da bancada do Amapá no Congresso, Alcolumbre tem organizado indicações da ala de parlamentares do estado que são próximos ao governo, o que inclui os três senadores e seis dos oito deputados federais.
O senador, que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), esteve em uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 2. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também participaram.
De acordo com integrantes do governo, a conversa não tratou dos cargos regionais e girou em torno da indicação de Cristiano Zanin para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A CCJ é a responsável por sabatinar o indicado para o STF. Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, Alcolumbre travou a sabatina de André Mendonça, mas agora se comprometeu a dar um andamento célere a confirmação de Zanin. A expectativa é que o advogado seja aprovado ainda em junho, antes do recesso parlamentar.
Entre as estruturas negociadas estão cargos estaduais da Caixa Econômica Federal, do Banco da Amazônia, do Departamento Nacional de Transportes e Infraestrutura (Dnit), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). A negociação foi revelada pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmada pelo jornal A distribuição dos cargos estão sob a análise do governo.