O apresentador e pré-candidato à Presidência da República José Luiz Datena (PSL) disse hoje durante seu programa Brasil Urgente, da Band, que o presidente Jair Bolsonaro não tem de fato o apoio das Forças Armadas.
A afirmação foi feita enquanto Datena criticava o desfile de tanques de guerra promovido por Bolsonaro hoje em Brasília, o qual associou a uma “perspectiva de golpismo”.
“Tenho certeza que o senhor presidente da República não conta com apoio das Forças Armadas. Os caras só vão lá porque são obrigados a fazer um desvio desnecessário pelo solo sagrado da capital federal, perspectiva de golpismo. Isso não está embutido nas Forças Armadas brasileiras, eu tenho certeza.”
O apresentador ainda questionou o momento que o desfile foi realizado por conta das consequências da pandemia de covid-19. “Não tem nada mais vergonhoso para esse país do que a gente ter gente morrendo de fome e fazer desfile de tanque em Brasília.”
Datena costumava defender Bolsonaro e diversas vezes fez longas entrevistas com o presidente em seu programa, geralmente concordando com as decisões do governo federal.
As críticas de hoje, porém, não são inéditas. Ao longo da última semana, após anunciar sua pré-candidatura à presidência, Datena já havia subido o tom das críticas contra o presidente. Nas ocasiões anteriores, o apresentador defendeu a democracia e questinou as posições de Bolsonaro acerca do voto impresso.