Nova pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra uma mudança no cenário da corrida eleitoral em São Paulo. O candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), tem 27% das intenções de voto e agora está tecnicamente empatado apenas com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que tem 25%. O ex-coach Pablo Marçal (PRTB) agora aparece destacado do psolista, com 19% das menções, ainda em situação de empate técnico com o psolita, no limite da margem de erro, estimada em três pontos percentuais para mais ou menos.
Em relação ao levantamento divulgado na semana passada, Nunes teve variação positiva de três pontos, enquanto Boulos oscilou três pontos para cima, e Marçal, três para baixo.
Os resultados se diferem do cenário indicado ontem pela Quaest, que indicava vantagem numérica para Nunes (24%) frente a Marçal (23%) e Boulos (21%).
No Datafolha, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) é a quarta colocada na disputa, passando de 9% para 8% em uma semana. Ela está tecnicamente empatada com o apresentador José Luiz Datena (PSDB), que variou de 7% para 6%. A candidata Marina Helena (Novo) soma 3% das menções.
São 7% dos eleitores os que declaram a intenção de votar em branco ou nulo (eram 8% da pesquisa anterior), e outros 4% se declaram indecisos — mesmo percentual registrado há uma semana.
Os candidatos Bebeto Haddad (DC) e Ricardo Senese (UP) marcaram 1% cada um, enquanto João Pimenta (PCO) e Altino Prazeres (PSTU) não pontuaram.
A nova pesquisa, contratada pelo jornal “Folha de S.Paulo”, foi realizada de terça a quinta-feira, e capta os impactos dos dez primeiros dias de propaganda eleitoral no rádio e na TV, e também análises já mais assentadas dos eleitores em relação aos eventos do 7 de Setembro, quando Nunes e Marçal desempenharam papéis distintos em manifestação da direita na Avenida Paulista. O candidato à reeleição subiu no carro de som ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), enquanto o ex-coach fez aparição para fotos e vídeos em meio aos manifestantes de verde-amarelo.
O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores de 16 anos ou mais para o levantamento, que está registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-07978/2024.