O governo do presidente Lula da Silva (PT) é avaliado como ótimo ou bom por 35% dos brasileiros, enquanto 33% o classificam como ruim ou péssimo. Para outros 30%, o desempenho é regular. É o que aponta a nova pesquisa Datafolha divulgada na tarde desta quinta-feira, a primeira de 2024.
A avaliação positiva do governo oscilou negativamente nesta pesquisa. No levantamento anterior, em dezembro, os que classificavam a gestão como boa ou ótima somavam 38%. Os que consideravam a gestão como ruim ou péssima eram 30% e outros 30% a classificavam como regular. No primeiro ano de mandato do petista, não houve variação significativa na percepção sobre a gestão.
Os números foram divulgados pelo jornal “Folha de S. Paulo”, que contratou a pesquisa. O Datafolha ouviu 2.02 eleitores em 147 cidades do Brasil. A margem de erro é dois pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Pesquisas divulgadas nas últimas semanas apontam queda na aprovação do governo. Nos levantamentos da Quaest, a gestão petista passou de 40% de avaliação positiva em fevereiro de 2023 para 35% no mesmo mês deste ano; a negativa saltou de 20% para 34%.
Nas pesquisas do Ipec, queda de 41% para 33% no índice de “ótimo ou bom” e crescimento de 24% para 32% no de “ruim ou péssimo”, quando comparados os meses de março de um ano para outro.