Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado mostra que André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) chegaram à véspera do segundo turno empatados tecnicamente, com ligeira vantagem numérica para o correligionário do ex-presidente Jair Bolsonaro. Fernandes tem 51% dos votos válidos, enquanto Leitão, aliado do presidente Lula (PT), tem 49%. A margem de erro é de três pontos.
O cálculo de votos válidos desconsidera os entrevistados que declararam voto em branco, nulo ou que está indecisos. Esta é a mesma metodologia adotada pela Justiça Eleitoral para oficializar o resultado das eleições.
A disputa em Fortaleza é uma das mais acirradas no segundo turno entre capitais. Na comparação com o levantamento anterior do Datafolha, divulgado na semana passada, Fernandes e Leitão oscilaram positivamente dois pontos nas intenções de votos. O candidato bolsonarista aparece com 47%, enquanto o petista registra 45%. Neste cenário, brancos e nulos somam 5%, enquanto 3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder em quem vão votar.
Na modalidade espontânea da pesquisa — em que os entrevistados apenas são questionados em quem vão votar, sem que seja apresentada antes a lista dos candidatos –, Fernandes marca 32%, dois pontos a menos do que registrava no levantamento anterior do Datafolha. Leitão, por sua vez, tem 29%, o que representa uma oscilação positiva de um ponto.
Como todas as variações na pesquisa ocorreram dentro da margem de erro, o Datafolha aponta um cenário de estabilidade na capital cearense, com tendência de resultado acirrado.
O Datafolha entrevistou 1.134 eleitores na capital cearense entre quinta e sexta-feira desta semana. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo CE-07939/2024.